BOLETIM
INFORMATIVO 01 DA ASSOCIAÇÃO DOS IDOSOS DE CEILÂNDIA
TERMO DE COLABORAÇÃO Nº
12/2018/2018
ÍNDICE
1 – TERMO DE COLABORAÇÃO
2 – DADOS DA INSTITUIÇÃO
3 – OBJETO DA PARCERIA
4 – RECURSO FINANCEIRO DISPONÍVEL
5 – PRESTAÇÃO DE CONTAS
6 – DESPESAS PRIORITÁRIAS – RECURSOS
HUMANOS
1- TERMO DE COLABORAÇÃO
TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 12/2018,
QUE ENTRE SI CELEBRAM O DISTRITO FEDERAL, POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DO
TRABALHO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MULHERES, IGUALDADE RACIAL E DIREITOS HUMANOS
DO DISTRITO FEDERAL – SEDESTMIDH E A ASSOCIAÇÃO DOS IDOSOS DE CEILÂNDIA – AIC
PRESIDENTE: Maria Florência de Sousa Costa
2- DADOS
DA INSTITUIÇÃO
Associação dos Idosos da Ceilândia - AIC
Endereço: EQNM 05/07 – Área
Especial – Ceilândia Sul. CEP: 70.315-500
CNPJ/MF: 07.721.133/0001-10
E-mail: idososdeceilandia@gmail.com
3- OBJETO DA PARCERIA
A
Associação dos Idosos de Ceilândia – A.I.C. pretende executar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para
Pessoas Idosas, no período de 60 (sessenta) meses ou 05 (cinco) anos,
prorrogáveis por igual período e atendendo a 100 idosos de ambos os sexos, com a faixa etária acima de 60 anos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem por foco o
desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento
saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no
fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção
de situações de risco social. A intervenção social será pautada nas
características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a
vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de
lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas
de expressão, interação e proteção social. Incluirá vivências que valorizam
suas experiências e que estimulem e potencialize a condição de escolher e
decidir.
4- RECURSO FINANCEIRO DISPONÍVEL
O valor global dos recursos públicos
da parceria é de R$ 2.291.220,00 (dois milhões, duzentos e noventa e um mil e
duzentos e vinte reais).
5- PRESTAÇÃO DE CONTAS
- Prazo para análise: Conforme Art.
71 da Lei 13.019/2014, a administração pública apreciará a prestação final
de contas apresentada, no prazo de até cento e cinquenta dias, contado da data
de seu recebimento ou do cumprimento de diligência por ela determinada,
prorrogável justificadamente por igual período.
- Resultado conclusivo: Em análise.
6- DESPESAS PRIORITÁRIAS
Profissionais/Tipo SUAS
|
Qnt.
|
Salário
|
Total mês
|
Total Anual
|
Total Vigência
|
Coordenador Geral
|
01
|
2.400,00
|
3.482,66
|
41.791,92
|
208.959,60
|
Assistente Social
|
01
|
2.400,00
|
3.482,66
|
41.791,92
|
208.959,60
|
Orientador/Educador Social
|
03
|
4.050,00
|
5.877,00
|
70.524,00
|
352.620,00
|
Pedagogo
|
01
|
1.950,00
|
2.595,98
|
31.151,76
|
155.758,80
|
Terapeuta Ocupacional
|
01
|
2.200,00
|
2.928,44
|
35.141,28
|
175.706,40
|
Educador de Esporte
|
01
|
1.350,00
|
1.959,00
|
23.508,00
|
117.540,00
|
Técnico Administrativo
|
01
|
2.000,00
|
2.901,55
|
34.818,60
|
174.093,00
|
Cozinheira
|
01
|
1.300,00
|
1.886,44
|
22.637,28
|
113.186,40
|
Auxiliar de Serviços Gerais
|
01
|
1.000,00
|
1.451,10
|
17.413,20
|
87.066,00
|
Total RH
|
18.650,00
|
26567,33
|
318.807,96
|
1.594.039,80
|
Recursos
humanos
|
ATRIBUIÇÃO
|
Coordenadora
Geral
·
Lívia Nascimento Osório
|
- Coordenar, articular, planejar, delegar e
acompanhar as atividades pré-estabelecidas no plano de trabalho;
- Propor reuniões periódicas, a fim de discutir
novas propostas de trabalho e ouvir opiniões dos demais profissionais;
- Avaliar o trabalho exercido pelo profissionais e
pela própria Associação, visando à qualidade do serviço prestado;
- Ouvir os idosos em busca de suas reivindicações,
sugestões e possíveis reclamações, visando melhorar ainda mais o trabalho
prestado pela Associação, parceria, serviço
|
Pedagoga
·
Edilene Avelino de Lima
|
- Colaborar para que as atividades desenvolvidas por esse Serviço
sejam adequadas à realidade sociocultural, às demandas reais dos idosos, bem
como das famílias e da comunidade, contemplando os resultados esperados da
parceria, as prerrogativas de organização e o funcionamento do Serviço como
parte integrante do SUAS;
- Coordenar a elaboração da Proposta Político Pedagógica da
instituição, com a participação de trabalhadores e usuários do serviço;
- Promover a formação continuada (interna ou externa), ampliando a
capacitação dos profissionais a partir da socialização de textos técnicos e
acadêmicos acerca do serviço, bem como da troca de experiências.
- Colaborar para a elaboração de percursos que favoreçam a
criatividade, a criticidade, o reconhecimento, valorização e fortalecimento
dos projetos de vida dos idosos, considerando a realidade das pessoas
atendidas e assim planeje atividades que, de fato, favoreçam o
desenvolvimento pessoal e social;
- Orientar a prática executada pela equipe seja realizada de modo
consciente, intencional, sistemático, para finalidades sociais e cunhadas a
partir de demanda e interesses concretos dos usuários e de suas famílias;
- Elaboração e/ou acompanhamento de instrumentos/formulários que viabilizem
o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de trabalho, ações e
atividades, bem como da frequência dos usuários;
- Coordenar o processo de planejamento individual e coletivo dos
educadores sociais e da instituição;
- Elaborar relatórios, pareceres e informativos acerca das ações
realizadas na entidade, bem como de sua relação com os resultados esperados.
|
Orientadores Sociais
·
Danielle dos S.
Souza
·
Antônia Valquíria da Silva
·
Suênia L. N. O. Andrade
|
- Desenvolver atividades sócio educativas e de
convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e
proteção aos indivíduos e famílias em situações de vulnerabilidade e, ou,
risco social e pessoal, que contribuam com o fortalecimento da função
protetiva da família;
- Desenvolver atividades instrumentais e registro
para assegurar direitos, (re)construção da autonomia, autoestima, convívio e
participação social dos usuários, a partir de diferentes formas e
metodologias, contemplando as dimensões individuais e coletivas, levando em
consideração o ciclo de vida e ações intergeracionais;
- Assegurar a participação social dos usuários em
todas as etapas do trabalho social;
- Apoiar e desenvolver atividades de abordagem
social e busca ativa;
- Atuar na recepção dos usuários possibilitando
ambiência acolhedora;
- Apoiar na identificação e registro de
necessidades e demandas dos usuários, assegurando a privacidade das
informações;
- Apoiar e participar no planejamento das ações;
- Organizar, facilitar oficinas e desenvolver
atividades individuais e coletivas de vivência nas unidades e, ou, na
comunidade;
-
Acompanhar, orientar e monitorar os usuários na execução das atividades;
Legislação – Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 5/9
- Apoiar
na organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades e, ou,
na comunidade;
- Apoiar no processo de mobilização e campanhas
intersetoriais nos territórios de vivência para a prevenção e o enfrentamento
de situações de risco social e, ou, pessoal, violação de direitos e
divulgação das ações das Unidades sócio assistenciais;
- Apoiar
na elaboração e distribuição de materiais de divulgação das ações; m) apoiar
os demais membros da equipe de referência em todas etapas do processo de
trabalho;
- Apoiar na elaboração de registros das
atividades desenvolvidas, subsidiando a equipe com insumos para a relação com
os órgãos de defesa de direitos e para o preenchimento do Plano de
Acompanhamento Individual e, ou, familiar;
- Apoiar
na orientação, informação, encaminhamentos e acesso a serviços, programas,
projetos, benefícios, transferência de renda, ao mundo do trabalho por meio
de articulação com políticas afetas ao trabalho e ao emprego, dentre outras
políticas públicas, contribuindo para o usufruto de direitos sociais;
- Apoiar no acompanhamento dos encaminhamentos
realizados;
- Apoiar na articulação com a rede de serviços
sócio assistenciais e políticas públicas;
- Participar das reuniões de equipe para o
planejamento das atividades, avaliação de processos, fluxos de trabalho e
resultado;
-
Desenvolver atividades que contribuam com a prevenção de rompimentos de
vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações
de fragilidade social vivenciadas;
t) apoiar na identificação e acompanhamento das
famílias em descumprimento de condicionalidades;
u)
informar, sensibilizar e encaminhar famílias e indivíduos sobre as
possibilidades de acesso e participação em cursos de formação e qualificação
profissional, programas e projetos de inclusão produtiva e serviços de
intermediação de mão de obra;
v) acompanhar o ingresso, frequência e o
desempenho dos usuários nos cursos por meio de registros periódicos;
x) apoiar
no desenvolvimento dos mapas de oportunidades e demandas
|
Terapeuta
ocupacional
·
Thamires Emanuelle de Castro Santos
|
- Promover atividades culturais, expressivas, esportivas, corporais,
lúdicas e de convivência visando à valorização de saberes e habilidades e a
criação de oportunidades para desenvolvimento de novos saberes e de trocas de
conhecimentos e experiências, além de ampliar e fortalecer redes de apoio;
- Promover atividades e experiências que criam oportunidades para que
o idoso exercite seu direito de escolha e decisão;
- Desenvolver atividades que visam evitar ou reduzir o confinamento do
idoso em domicílio;
- Desenvolver atividades que visam à manutenção da autonomia e do
envelhecimento ativo, com vistas a postergar e/ou evitar a estadia em
serviços de acolhida;
- Avaliar e encaminha necessidades e demandas específicas, decorrentes
do processo de envelhecimento, sempre que possível em conjunto com os idosos
e/ou seus familiares;
- Promover a convivência familiar com o idoso por meio do
desenvolvimento de atividades que criam oportunidades para o respeito e
valorização de sua experiência de vida;
- Construir com os idosos e/ou familiares e/ou seus cuidadores
atividades de participação comunitária, a fim de promover a conscientização e
exercício da cidadania;
- Promover a convivência entre as diferentes faixas etárias de forma a
prevenir e combater preconceitos entre as diversas gerações e a envolver o
idoso na participação e protagonismo comunitário, valorizando sua presença na
comunidade;
- Desenvolver atividades e experiências que oferecem oportunidades
para resgate, reconstrução e valorização da memória do idoso enquanto pessoa
e também representante de uma geração, valorizando encontros
intergeracionais;
- Auxiliar na organização da vida cotidiana, da vida prática e
ocupacional de idosos, conhecendo necessidades e demandas individuais e
familiares, contribuindo para o reconhecimento de barreiras (atitudinais e
físicas) nos ambientes e territórios em que participam, como também buscando
recursos para o desenvolvimento de potencialidades e de acesso a direitos,
com a valorização dos conhecimentos e recursos já existentes.
|
Assistente
Social
·
Maria de Lourdes de Sousa Ribeiro
|
- Realizar Visita domiciliar;
- Realizar Atendimento social interno e individual
aos usuários;
- Realizar Cadastramento e recadastramento dos
idosos na instituição;
- Realizar Organiza e Ministra palestras
informativas
- Trabalhar o fortalecimento de vínculos com os
idosos e suas famílias
- Realizar Entrevistas, acompanhamento e
encaminhamento;
- Realizar visitas domiciliares em casos
específicos;
- Atuar em equipe multiprofissionais;
- Divulgar e implementar os projetos
desenvolvidos;
- Realizar atividades de caráter educativa,
recreativa e assistencial, objetivando a integração e inserção social dos
idosos;
- Analisar os recursos disponíveis e as carências
de cada idoso, visando proporcionar um melhor atendimento aos idosos;
- Realizar Acolhida; estudo social;
-Orientação
e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades
comunitárias; campanhas sócio educativas; informação, comunicação e defesa de
direitos; promoção ao acesso à documentação pessoal; mobilização e
fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio
familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do
território; cadastramento socioeconômico; elaboração de relatórios e/ou
prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e
risco social; busca ativa.
|
Educadora de Esporte
·
Pollyanna Alves de
Souza
|
-Instruir e acompanhar idosos, em atividades físicas que beneficiem a
saúde;
- Coordenar atividades ao ar livre;
- Organiza e supervisiona programas de exercícios;
- Promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os
princípios e regras técnicas de atividades esportivas.
- Fazer avaliação física dos idosos para pratica de atividades;
- Promover ações para o envelhecimento saudável e ativo.
|
Cozinheira
·
Maria da Paz de Sousa Almeida
|
- Receber os gêneros alimentícios, observando as
quantidades e a qualidade dos mesmos;
- Armazenar corretamente os alimentos, observando
os prazos de validade;
- Preparar e servir refeições, conforme instruções
e cardápio pré-estabelecido por nutricionistas “quando for o caso”;
- Recolher, levar, secar, e guardar utensílios de
copa e cozinha, mantendo a higiene, conservação e organização dos utensílios
e equipamentos, rotineira e imediatamente após o uso;
- Manter a higiene, conservação e organização da
área física da cozinha e deposito;
- Zelar pela guarda de materiais e equipamentos de
trabalho.
|
Auxiliar
de serviços Gerais
·
Walquíria Pereira da Silva
|
- Realizar trabalhos de limpeza em geral
utilizando ferramentas apropriadas a fim de manter as condições de higiene e
conservação da Associação;
- Zelar pela conservação dos equipamentos,
ferramentas e máquinas utilizadas, observando as normas de segurança e
conservação, para obter melhor aproveitamento.
|
Técnico
Administrativo
·
Moacir P. O. Júnior
|
Organização e execução de tarefas administrativas,
elaborar os relatórios estatísticos, organizar e manter os cadastros
atualizados, digitar textos, elaborar ofícios, manter toda parte de recursos
humanos em ordem.
|
Comentários
Postar um comentário